Boas Ações Minha Missão

Aprenda a Superar os Obstáculos da Vida.

Aprenda a Superar os Obstáculos da Vida.

Quantas vezes você pensa que as pessoas tentam alcançar suas novas metas antes de desistirem? A média não chega a uma única vez. A maioria desiste antes mesmo de fazer a primeira tentativa. E o motivo pelo qual desistem são todos os obstáculos, dificuldades e problemas que logo aparecem quando elas decidem fazer algo que nunca fizeram antes. O fato é que as pessoas de sucesso fracassam com muito mais frequência do que as outras. As pessoas de sucesso experimentam mais coisas, caem, se recompõem e tentam de novo muitas e muitas vezes até finalmente vencerem. As que não alcançam o sucesso experimentam algumas poucas coisas, quando experimentam, e rapidamente desistem para retornar ao que estavam fazendo antes.

Você deve esperar fracassar e não alcançar seus objetivos muitas vezes antes de alcançá-los. Precisa encarar o fracasso e a derrota temporários como parte do preço a ser pago no caminho para o sucesso que inevitavelmente obterá. Como disse Henry Ford: “O fracasso é apenas uma oportunidade para começar de novo de maneira mais inteligente.” Uma vez que tenha decidido qual a sua meta, pergunte a si mesmo: Por que já não me encontro lá? O que o está retendo? Por que ainda não alcançou esta meta até agora? Identifique todos os obstáculos que se interpõem entre você e sua meta. Escreva cada detalhe que lhe ocorra e que possa estar bloqueando ou retardando seu avanço.

Pense nas Soluções e Não nos Problemas.

As pessoas de sucesso estão quase sempre pensando em soluções. As que não alcançam o sucesso estão quase sempre pensando em problemas e dificuldades. As pessoas voltadas para a busca de soluções estão constantemente buscando maneiras de superar, contornar e ultrapassar os obstáculos que se apresentam em seu caminho. As orientadas pelos problemas falam constantemente de seus problemas, de quem ou do que os causou, de como se sentem infelizes ou estão revoltadas, lamentando que tais problemas tenham ocorrido. As pessoas voltadas para a busca de soluções, em contrapartida, limitam-se a fazer esta pergunta: Como podemos resolver isto? E depois começam a agir para enfrentar o problema.

Entre você e qualquer coisa que deseje realizar sempre haverá problemas ou obstáculos de algum tipo. Por isso, às vezes o sucesso é definido como capacidade de resolver problemas. A liderança pessoal consiste na capacidade de resolver problemas. A eficácia também. Todos os homens e mulheres que realizam algo de importante são pessoas que desenvolveram a capacidade de resolver os problemas que se interpõem entre eles e suas metas.

Limitações Internas e Externas.

A regra dos 80/20 pode ser aplicada às limitações que se interpõem entre você e suas metas. Segundo esta regra, 80% de suas limitações estão dentro de você. Somente 20% das limitações que enfrenta estão do lado de fora, apresentadas por outras pessoas e situações. Formulando de outra maneira: é você, pessoalmente, o principal obstáculo que determina a velocidade em que alcança qualquer meta que tenha estabelecido para si mesmo. Para a maioria das pessoas, é difícil aceitar isso. Mas as pessoas de sucesso estão mais preocupadas com o que está certo do que com quem está certo. Elas estão mais preocupadas com a verdade da situação e o que podem fazer para resolver o problema do que com a proteção de seus egos.

Pergunte a si mesmo: O que existe em mim mesmo que está me puxando para trás? Faça um profundo exame de consciência e identifique as principais limitações em sua personalidade, seu temperamento, suas aptidões, suas habilidades, seus hábitos, sua educação ou sua experiência que podem estar impedindo que você alcance as metas que estabeleceu para si mesmo. Faça as perguntas brutais. Seja completamente honesto consigo mesmo. Os principais obstáculos entre você e suas metas costumam ser mentais. São de natureza psicológica e emocional. Estão dentro de você, e não na situação em que se encontra. E é por esses obstáculos mentais que deve começar, se quiser concretizar tudo que é possível para você.

Os Dois Maiores Obstáculos.

Os dois maiores obstáculos para o sucesso e a realização são o medo e a dúvida. É acima de tudo o medo do fracasso, da pobreza, da perda, dos constrangimentos ou da rejeição que impede a maioria das pessoas até mesmo de tentar. Por isso, a média das vezes em que as pessoas tentam alcançar uma nova meta não chega a um. Basta que pensem na referida meta para se sentirem assoberbadas por aqueles medos, que funcionam como um balde de água fria capaz de apagar completamente seu desejo e sua ambição.

O segundo obstáculo mental, estreitamente sintonizado com o medo, é a dúvida a respeito de si mesmo. Duvidamos de nossa própria capacidade. Comparamo-nos desfavoravelmente com as outras pessoas e achamos que os outros, de alguma maneira, são melhores, mais inteligentes e mais competentes que nós. Pensamos: “Não sou bom o suficiente.” Sentimo-nos inadequados e aquém do desafio de alcançar as grandes metas que tanto desejamos realizar.

Os Segredos da Coragem e da Confiança.

Você desenvolve a coragem e a confiança por meio do conhecimento e da aptidão. A maioria dos medos e dúvidas decorre da ignorância e dos sentimentos de inadequação. Quanto mais aprender o que precisa saber para alcançar suas metas, por um lado, menos medo sentirá, e por outro, mais coragem e confiança experimentará.

Lembre-se de como foi aprender a dirigir. No início, provavelmente você estava muito tenso e nervoso e cometeu muitos erros. É capaz de ter dirigido perigosamente, pondo em risco a sua vida e a dos outros. Com o tempo, no entanto, à medida que ia dominando o conhecimento e as aptidões necessários para dirigir um automóvel, foi se tornando melhor e sua confiança aumentou.

Hoje, você é capaz de entrar confortavelmente em seu carro e atravessar o país dirigindo, sem qualquer medo ou preocupação. Dirige tão bem que pode fazê-lo até sem pensar no assunto. Os mesmos princípios aplicam-se a quaisquer aptidões que você precise aprender para alcançar qualquer meta que estabeleça para si mesmo.

Até a próxima!

Minha Missão

Olá, meu nome é Gabriel Santos sou coach e idealizador do blog Minha Missão. Sou um apaixonado pelo desenvolvimento pessoal, por muitos anos venho estudando a grande capacidade que o ser humano possui de se reinventar e transformar a sua realidade.

Minha Missão

Sobre o autor | Website

Olá, meu nome é Gabriel Santos sou coach e idealizador do blog Minha Missão. Sou um apaixonado pelo desenvolvimento pessoal, por muitos anos venho estudando a grande capacidade que o ser humano possui de se reinventar e transformar a sua realidade.

Insira seu e-mail e receba gratuitamente este e-book. A partir de agora os seus objetivos terão data e hora para realizarem-se!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário aqui !

Seja o primeiro a comentar!