Mente e Espírito Minha Missão

O Fracasso Não Existe.

O Fracasso Não Existe. Qual Seu Ponto de Vista Sobre Isso?

Suponhamos que se encontre numa casa assombrada próximo à sua residência. Está escuro, o local é desolado e apavorante. Não suportando o perigo eminente, você grita e ataca aquela escuridão com uma medeira. Isto lhe dará segurança? Não. Deve parar a luta inútil e retornar ao conforto e segurança de sua própria casa. O mesmo acontece com o fracasso. Permanecerá sempre perdido e assustado enquanto permanecer na casa assombrada do perigo e da ilusão. Mas, ao voltar para casa, encontrará segurança e conforto.

Bem, as perguntas são as seguintes: enquanto encontrava-se na casa assombrada devia sentir-se um fracasso porque não conseguia vencer o medo, atacando-a? Não. Os vizinhos te chamariam de fracassado? Não. A palavra não tem significação. Não lhe competia ter êxito ou fracasso na casa assombrada. O que lhe competia, sim, era deixá-la e voltar para o seu lar! Percebe o que está sendo observado?

O sentimento de fracasso é inútil e desnecessário. É denunciado quando percebemos que:

  1. ele existe em nós, e não no Mundo Externo.
  2. não tem poder nem significação em si, mas apenas os que displicentemente lhe conferimos.

Aprendendo com os Esportistas.

No mundo do esporte, para os verdadeiros campeões a palavra “fracasso” realmente não existe. Eles interpretam um resultado negativo em competição meramente como parte do processo, servindo apenas como aprendizado. O objetivo é sempre melhorar, mais e mais, para alcançar novos patamares de capacitação para a busca dos resultados planejados.

“A diferença entre um homem de sucesso e outro orientado para o fracasso é que um está aprendendo a errar, enquanto o outro está procurando aprender com os seus próprios erros.” 

( Confúsio )

 

Por que Chamamos Algo de Fracasso?

Se não considera um fato ou situação como fracasso, eles não poderão representar fracasso para você. Significa que, não o podem incomodar em coisa alguma por mais que preocupem outras pessoas. Por isso mesmo, impõe-se descobrir por que chamamos algo de fracasso. Ocorre isso porque, de alguma maneira, nós o ligamos ao senso de identidade. Queremos que o fato nos proporcione dinheiro ou medalhas para que nos possamos considerar ricos ou famosos. Mas tudo isso é vão. Mesmo que o consigamos, coisa alguma teremos feito pelo nosso autêntico eu.

Saiba que o maior medo do homem é o de não ser coisa alguma. Por isso mesmo, apega-se a idéias de sucesso num esforço para considerar-se um vitorioso. Mas uma vez que o sucesso e o fracasso, também, são meras idéias, ele é eternamente condenado ao desapontamento. Por mais difícil pareça, precisamos abandonar idéias imaginárias a nosso respeito. Além da imaginação é onde se encontra o que realmente queremos. Compreendido isto plenamente, a vida não é mais mistério ou sofrimento.

A Raiz do Problema.

Vamos analisar neste exemplo: pense num projeto no qual não tem auto-interesse, talvez o de tonar-se cientista. Bem, o sucesso ou fracasso o preocupam? Não. Nos preocupamos com eles apenas quando entra em jogo o nocivo auto-interesse. Para sermos livres precisamos destruí-lo. Isto não significa, porém, que não possamos ter uma boa vida ou empenhar-nos nos assuntos habituais. Na verdade, agiremos muito melhor nos assuntos diários pois não nos preocuparemos absolutamente com o fracasso. Agimos simplesmente, sem conflitos íntimos. Curiosamente, abolido o auto-interesse, nos interessamos por várias coisas, mas sem ficarmos presos a nenhuma delas. Somos como marinheiros que vagueiam pelos mares, visitando os portos que queremos e levantando âncora quando nos agrada à fantasia.

 

Até a próxima!

Minha Missão

Olá, meu nome é Gabriel Santos sou coach e idealizador do blog Minha Missão. Sou um apaixonado pelo desenvolvimento pessoal, por muitos anos venho estudando a grande capacidade que o ser humano possui de se reinventar e transformar a sua realidade.

Minha Missão

Sobre o autor | Website

Olá, meu nome é Gabriel Santos sou coach e idealizador do blog Minha Missão. Sou um apaixonado pelo desenvolvimento pessoal, por muitos anos venho estudando a grande capacidade que o ser humano possui de se reinventar e transformar a sua realidade.

Insira seu e-mail e receba gratuitamente este e-book. A partir de agora os seus objetivos terão data e hora para realizarem-se!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário aqui !

Seja o primeiro a comentar!