Mente e Espírito Minha Missão

Quais Metáforas Predominam em sua Vida?

Quais Metáforas Predominam em sua Vida? Muito Interessante!

Ao longo da história humana, as metáforas têm sido empregadas para desencadear reações emocionais, tem o poder de comunicar padrões e moldar o comportamento dos homens. Mas na verdade o que é uma metáfora? Sempre que explicamos ou comunicamos um conceito pela comparação com outra coisa, estamos usando uma metáfora. As duas coisas podem ter pouca semelhança concreta entre si, mas nossa familiaridade com uma permite adquirir uma compreensão da outra. As metáforas são símbolos, e como tais podem criar intensidade emocional ainda mais depressa, e de forma mais completa, do que as palavras tradicionais que usamos. As metáforas podem nos transformar instantaneamente.

Como seres humanos, estamos sempre pensando e falando em metáforas. Muitas vezes as pessoas dizem que estão entre “a cruz e a espada”. Sentem-se “no escuro”, ou “matando um leão por dia”. Você acha que pode ficar um pouco mais estressado se pensar em enfrentar seu desafio em termos de “matando um leão por dia”, em vez de “galgar a escada do sucesso”? Você se sentiria diferente na hora de fazer um teste se pensasse em “navegar” através, em vez de se “debater”? Sua percepção e experiência do tempo mudaria se falasse do tempo se “arrastando”, em vez do tempo “voando”? Pode apostar que sim!

Um dos Meios Primários de Aprendizado é Através das Metáforas.

Aprender é o processo de fazer novas associações na mente, criar novos significados, e as metáforas são idealmente apropriadas para isso. Quando não compreendemos algo, uma metáfora proporciona um meio de perceber como o que não compreendemos é parecido com algo que compreendemos. A metáfora ajuda-nos a vincular um relacionamento.

As Metáforas Foram Usadas Pelos Grandes Mestres da Humanidade.

Todos os grandes mestres (Buda, Maomé, Confúcio, Lao-tsé) usaram metáforas para transmitir suas mensagens ao homem comum. Independente de crença religiosa, a maioria concorda que Jesus Cristo foi um mestre extraordinário, cuja mensagem de amor perdurou, não apenas por causa do que ele disse, mas também pela maneira como disse. Ele não procurou os pescadores, e lhes disse que queria que recrutassem cristãos; não haveria referências para o recrutamento. Por isso, Jesus lhes disse que queria que se tornassem “pescadores de homens”.

No instante em que Jesus usou a metáfora, eles compreenderam o que precisavam fazer. Essa metáfora lhes proporcionou um processo por analogia, passo a passo, sobre o modo de atrair outros para a fé. Ao apresentar suas parábolas, Jesus transmitiu ideias complexas em imagens simples, que transformavam qualquer um que absorvesse a mensagem no coração. Mas na verdade Jesus não apenas foi um mestre como contador de histórias, mas também usou toda a sua vida como uma metáfora para ilustrar a força do amor de Deus e a promessa de redenção.

Cuidado com as Metáforas Destrutivas.

As metáforas podem nos fortalecer, pela expansão e enriquecimento da experiência de vida. Infelizmente, porém, se não tomarmos cuidado, ao adotarmos uma metáfora podemos também assumir muitas convicções limitadoras que a acompanham. Todo um conjunto de regras, ideias, e noções preconcebidas acompanham qualquer metáfora que você adota. Assim, se acredita que a vida é uma guerra, como isso influencia as suas percepções da vida? Pode dizer “É dura, e acaba com a morte”. Ou “Serei eu contra todo mundo”. Ou “É lobo comendo lobo”. Ou “Se a vida é de fato uma batalha, então posso sair machucado”. Todos esses filtros têm um impacto em suas convicções inconscientes sobre as pessoas, possibilidades, trabalho, esforço, e a própria vida. Essa metáfora afetará suas decisões sobre como pensar, com sentir, e o que fazer. Moldará suas ações, e com isso seu destino.

Cada Indivíduo Possui suas Metáforas.

Pessoas diferentes têm metáforas globais diferentes. Por exemplo, existem pessoas que encaram à vida como uma “competição”. Ou você ganha o primeiro lugar, ou perde… não há posição intermediária. Pode imaginar o estresse que isso deve criar em sua vida, ao interpretá-la dessa maneira? Se a vida é uma competição, talvez seja difícil; talvez seja melhor você estar preparado; talvez você possa ser derrotado (ou “burlar o sistema”). Isso pode ser divertido, mas também pode significar que há outras pessoas que você precisa vencer, que só pode haver um vencedor.

Para algumas pessoas, a vida é um jogo. Como isso pode influenciar suas percepções? A vida pode ser divertida… que grande conceito! Pode ser um tanto competitiva. Pode ser uma oportunidade para você jogar, e desfrutar muito mais. Algumas pessoas dizem: “Se é um jogo, então haverá perdedores.” Outras indagam: “Haverá necessidade de muita habilidade?” Tudo depende das convicções que você associa à palavra “jogo”; mas com essa metáfora, você também passa a ter uma série de filtros, que afetarão sua maneira de pensar e sentir.

Tenha Metáforas Apropriadas para cada Ocasião da Vida.

Ter apenas uma metáfora é um grande meio de limitar sua vida. Portanto, se queremos expandir nossas vidas, devemos expandir as metáforas que usamos para descrever o que é nossa vida, ou o que são nossos relacionamentos, ou mesmo quem somos como seres humanos. Temos metáforas para quase todas as áreas de nossa experiência. Pegue o trabalho, por exemplo. Algumas pessoas dirão “Trabalho como um burro de carga”, ou “É um trabalho de escravo”. Como acha que essas pessoas se sentem em relação a seus empregos? Ainda outros consideram o trabalho como uma oportunidade de conviver com amigos, de participar de uma equipe vencedora.

Até a próxima!

Minha Missão

Olá, meu nome é Gabriel Santos sou coach e idealizador do blog Minha Missão. Sou um apaixonado pelo desenvolvimento pessoal, por muitos anos venho estudando a grande capacidade que o ser humano possui de se reinventar e transformar a sua realidade.

Minha Missão

Sobre o autor | Website

Olá, meu nome é Gabriel Santos sou coach e idealizador do blog Minha Missão. Sou um apaixonado pelo desenvolvimento pessoal, por muitos anos venho estudando a grande capacidade que o ser humano possui de se reinventar e transformar a sua realidade.

Insira seu e-mail e receba gratuitamente este e-book. A partir de agora os seus objetivos terão data e hora para realizarem-se!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário aqui !

Seja o primeiro a comentar!