Mente e Espírito Minha Missão

Um Vendedor de Sonhos

Um vendedor de sonhos. O grande segredo que o mestre nos ensinou.

A vida sem sonhos é como um céu sem estrelas. Alguns sonham em ter filhos, em rolar no tapete com eles, em ser seus grandes amigos. Outros sonham em ser cientistas, em explorar o desconhecido e descobrir os mistérios do mundo. Outros sonham em ser úteis socialmente, em aliviar a dor das pessoas. Alguns sonham com uma excelente profissão, em ter grande futuro, em possuir uma casa na praia. Outros sonham em viajar pelo mundo, conhecer novos povos, novas culturas e se aventurar por ares nunca antes percorridos. Sem sonhos, a vida é como uma manhã sem orvalho, seca e árida.

Jesus foi o maior vendedor de sonhos de que já se teve notícia. Parece estranho usar a expressão “vendedor de sonhos”, pois sonhos não se vendem. Mas essa expressão é poética e objetiva retratar a capacidade inigualável do mestre da vida em inspirar a emoção das pessoas e revolucionar a maneira como elas veem a vida. Num mundo onde tudo é vendido, tudo tem seu preço, Jesus chamou alguns jovens completamente despreparados para a vida e, paulatinamente, lhes vendeu gratuitamente aquilo que não se pode comprar, vendeu os mais fascinantes sonhos que um ser humano pode sonhar. Para ele, seus sonhos poderiam ser concretos; para seus discípulos, eram aspirações.

O mestre dos mestres andava clamando nas cidades, vielas e à beira da praia discorrendo sobre as suas ideias. Seu discurso era contagiante. Seus ouvintes ficavam eletrizados. Quais foram os principais sonhos que abriram as janelas da inteligência dos seus discípulos e irrigaram suas vidas com uma meta superior?

 

O maior de todos os sonhos

Os homens deliravam com sua eloquência. Sua fama se alastrava como fagulha na palha seca. Então, ele foi até Nazaré, entrou na sinagoga e discursou publicamente sobre alguns dos seus mais belos sonhos. Seu projeto era espetacular. Na platéia, estavam os homens que o viram crescer. Eles certamente não dariam muito crédito às suas palavras, não valorizariam o plano transcendental do carpinteiro. Não era o melhor lugar para ele dizer coisas centrais que ocupavam seus pensamentos. Mas ele sempre ia contra a lógica. Definitivamente, ele não tinha medo de ser rejeitado, a crítica não o perturbava.

Com grande convicção, ele realçou a sua voz e disse palavras que provocaram encanto e espanto. Disse que estava nesta terra para proclamar libertação aos cativos, restaurar a vista aos cegos e pôr em liberdade os oprimidos. Ele inferiu que sua real profissão não era ser um carpinteiro, mas um escultor da alma humana, um libertador do cárcere do medo, da ansiedade, do egoísmo. Ele queria libertar os cativos e os oprimidos. Também queria libertar os cegos, não apenas os cegos cujos olhos não veem, mas cujos corações não enxergam.

A platéia ficou chocada. Quem era esse homem que se colocava como carpinteiro da emoção? Não parecia o mesmo menino que tinha crescido nas ruas de Nazaré. Não parecia o adolescente que seguia os passos do seu pai nem o homem que suava ao carregar toras pesadas de madeira.

 

A inteligência de Jesus

Sua inteligência era tão intrigante que discorreu sobre a ansiedade e suas causas com grande lucidez. Suas idéias perturbam a psiquiatria e a psicologia modernas. Ele disse que precisamos gerenciar os pensamentos e não gravitar em torno dos problemas do amanhã. Ele focava as flores, contemplava-as e dizia que devíamos procurar a grandeza das coisas simples. Mas quem queria libertar o território da sua emoção das ansiedades da vida?

O vendedor de sonhos deixava perplexos seus ouvintes, não importava se eles eram seguidores ou perseguidores. Na ocasião dessa festa, a escolta de soldados que estava incumbida de prendê-lo ficou paralisada. Era muito fácil aprisioná-lo, ele não tinha qualquer proteção. Mas quem consegue aprisionar um homem que abala os pensamentos? Quem consegue amordaçar um vendedor de sonhos que liberta a emoção? Os soldados partiram de mãos vazias.

 

O milagre dos sonhos

Não foram seus milagres que mudaram a história da humanidade. Foram seus sonhos. Jesus Cristo tem feito bilhões de pessoas sonhar ao longo dos séculos. Ele foi o maior vendedor de sonhos da história. Sob o clima dos seus sonhos, os portadores de câncer, os que perderam seus amados, os que experimentaram injustiças, os que tombaram no caminho têm encontrado esperança no caos, paz nas tormentas, refrigério no árido solo da existência.

Sob o toque dos seus sonhos, mesmo os que não passaram por turbulências encontraram algo tão procurado e tão difícil de ser encontrado: o sentido da vida…

 

Até a próxima!

Minha Missão

Olá, meu nome é Gabriel Santos sou coach e idealizador do blog Minha Missão. Sou um apaixonado pelo desenvolvimento pessoal, por muitos anos venho estudando a grande capacidade que o ser humano possui de se reinventar e transformar a sua realidade.

Minha Missão

Sobre o autor | Website

Olá, meu nome é Gabriel Santos sou coach e idealizador do blog Minha Missão. Sou um apaixonado pelo desenvolvimento pessoal, por muitos anos venho estudando a grande capacidade que o ser humano possui de se reinventar e transformar a sua realidade.

Insira seu e-mail e receba gratuitamente este e-book. A partir de agora os seus objetivos terão data e hora para realizarem-se!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário aqui !

Seja o primeiro a comentar!